Aplicativos

Muitos problemas podem ser resolvidos ou otimizados através da comunicação em rede mesh.
Que condições devem ser atendidas para que a malha seja a melhor opção? As condições mais importantes que devem ser atendidas são as seguintes:

  • Que os dispositivos não são móveis, pois podem atuar como repetidores.
  • Que a largura de banda necessária para ser usada é limitada (máximo de 56kb). Isso significa que vídeo ou som não podem ser transmitidos por meio desse tipo de rede.
  • A densidade do dispositivo é relativamente alta.
  • Que você tenha controle/acesso às instalações de todos os dispositivos.
  • Que o controle e manutenção da rede como um todo seja centralizado.
Cidades inteligentes
Óleo e gás
Agricultura

Casos de sucesso

O CityMesh ® é o comunicador sem fio, compatível com os tradicionais painéis de alarme, que estabeleceu a rede Mesh na Argentina. Este produto inovador foi totalmente desenvolvido pela Deitres ® em 2009 e evoluiu continuamente para se tornar uma solução robusta e confiável na indústria de monitoramento.

Cada CityMesh ® instalado funciona como um repetidor inteligente dentro da rede permitindo uma expansão natural da área de cobertura. Esse conceito o transforma em mais do que um simples comunicador, pois cada equipamento instalado potencializa e expande a rede sem a necessidade de grandes estruturas de rádio ou equipamentos com chip de celular.

Esta rede foi projetada para suportar serviços de dados de forma flexível e confiável.

Em sua versão mais recente, também incorpora a função de painel de alarme e aplicativos móveis para usuários finais e técnicos.

AMIAR ® é o primeiro Smart Grid feito inteiramente na Argentina. Ele é projetado especificamente para economias emergentes e seu desenvolvimento foi apoiado por contribuições do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O objetivo deste projeto é oferecer uma infraestrutura para serviços de medição, diagnóstico e controle. É uma rede de comunicação sem fio onde cada dispositivo instalado funciona como um repetidor inteligente para os demais. Além de desenvolver o hardware necessário, é desenvolvido o software que permitirá coletar e gerenciar as informações de toda a rede.

O mais importante do projeto AMIAR ® , e o que o torna único em seu mercado, é que conseguiu chegar a um conceito de produto em que as distribuidoras de energia elétrica conseguem transferir os custos operacionais para o investimento, sem aumentar seus custos totais. Em poucos anos, as distribuidoras terão uma infraestrutura avançada de medição e controle total de toda a rede instalada, fazendo um grande avanço tecnológico em seus sistemas sem ter investido dinheiro a mais do que estão pagando hoje. Essa característica do sistema possibilita a instalação desse tipo de tecnologia em economias emergentes.

Em um ambiente produtivo da indústria 4.0, a comunicação entre máquinas e sensores de fábrica deve ser assegurada. Para isso, existem sistemas específicos de telemetria (redes de comunicação interna) que são caros e complexos de instalar e manter, que em economias emergentes dificultam e atrasam a transformação das indústrias.

O projeto D-NET ® desenvolve o primeiro sistema de telemetria industrial com tecnologia mesh da América Latina.

Com a aplicação desta tecnologia, cada nó da rede funciona como um repetidor dos restantes, conseguindo a fiabilidade e flexibilidade necessárias, ao mesmo tempo que reduz custos, investimentos e simplifica a sua implementação.

Este projeto contempla o desenvolvimento do hardware (nó, hub/gateway) que conecta as máquinas, e do software (plataforma web com Painel de Controle Customizável), necessários para alcançar a solução que a indústria moderna necessita.